segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Como ajudar a criança a lidar com a mudança.

Caramba! o Natal está batendo à porta e até agora eu nem mencionei o coitado nesse blog.

Realmente é difícil pensar em festa quando se está em meio a um turbilhão de coisas. Tudo acontecendo num mesmo momento. Ter que mudar não é só enfiar tudo numa caixa. Como Raquel tem só 3 anos, eu tenho a preocupação de fazê-la entender o que está acontecendo e prepará-la para o que vai acontecer, para que não haja surpresas e ela se sinta mais segura ao passar por todas as transformações. Mesmo assim não é tão simples. Raquel adoeceu e eu acho que teve uma participação emocional nisso tudo. Agora, acho que ela está adaptada e já anda dizendo que essa casa é nossa, porque estamos morando aqui. (Bom sinal de que ela aceitou a mudança).

Como eu disse, eu a preparei para esse momento. Como? Dizendo com antecedência tudo o que iria acontecer mais ou menos assim: Nossas coisas serão colocadas numa caixa, depois vem o caminhão e leva tudo para o Rio de Janeiro, nós vamos para a casa da vovó e vamos ficar morando lá por alguns meses. Depois iremos eu, você e papai morar no Rio de Janeiro.

Explicar para a criança o que vai acontecer minimiza sua angústia sobre o acontecimento. Os fatos vão se sucedendo da maneira como lhe fora dito, isso faz com que ela já saiba qual será o próximo evento e permite que ela se prepare para ele. Além disso, ela entende que pode confiar no que lhe foi dito e em quem lhe explicou tudo, pois verifica na prática que os fatos ocorrem da maneira como lhe foram contado, o que lhe dá bastante segurança.

Ficou muito difícil de entender? Então vamos ver como funciona na cabeça da criança: Se mamãe disse que isso ia acontecer e realmente aconteceu, significa que mamãe sabe das coisas. Então é melhor eu confiar nela. Vou ficar perto dela e assim tudo vai dar certo.

Outra coisa que ajuda a criança a enfretar esse processo de mudança é mater a rotina. Afinal, já são muuuuitas as transformações. Não precisa mudar as atividade diárias também né?

Minha ajudante é a mesma e continua levando Raquel para a natação e para a escola. O almoço continua saindo no mesmo horário e ela continua fazendo suas refeições assistindo o "amigãozão" (infelizmente ela tem esse mal hábito).

E por fim, não posso deixar de mencionar que é fundamental que a criança identifique-se com esse novo espaço. Raquel já estava super acostumada com a casa da vó, é verdade, mas mesmo assim eu trouxe um pedacinho da nossa casa para cá. Aqui estão suas bonecas preferidas (Bruna, Bruna nova, Emília, Luiza) as polis, alguns livros, suas mesinha e uma cadeirinha. A fantasia de uma menina de três anos faz o resto.

É dessa forma que estamos passando por tudo. Não é fácil. Raquel é uma criança que percebe as coisas e as sente profundamente. Às vezes que até gostaria que ela fosse mais alienada e nem entedesse direito o que se passa ao seu redor, mas ela não é nem nunca foi assim. Sempre foi observadora e atenta. Por isso me preocupo em fazê-la compreender tudo o que está acontecendo, sem esquecer de enchê-la de muitos beijos e carinho.

Um comentário:

Bella disse...

Amiga, que saudade de você, de nossas conversas!
Quero desejar um ano novo repleto de realizações, que esse seja nosso ano!
:D