A Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM, é celebrada de 1 a 7 de agosto, e tem como objetivo o incentivo a amamentação. O tema deste ano é "Comunique-se! Amamentação: uma experiência em 3D". A ideia é levar a amamentação a uma nova dimensão, torná-la uma experiência mais interativa e participativa.
Hoje, cerca de 120 países comemoram oficialmente a semana. No Brasil o tema é “Apoie a mulher que amamenta. Seja um amigo do peito” que enfatiza a importância da amamentação na vida de uma criança, e que incentiva empresas a extenderem a licença maternidade de quatro para seis meses em prol do aleitamento materno.
Seja você também um mutiplicador e ajude a divulgar esta campanha para que as empresas brasileiras participem e extendam a licença maternidade para 6 meses! divulgue no seu site, no seu blog, no seu Twitter e no seu Facebook. Eu estou fazendo a minha parte.
-------------
No Brasil, o tempo médio de aleitamento é de apenas 54 dias. A Organização Mundial de Saúde, o Unicef e o Ministério da Saúde recomendam que as crianças mamem no peito até os primeiros seis meses de vida sem adição de água, chás ou sucos. Por isso, é importante que as mulheres possam usufruir de uma licença maternidade de seis meses. Vários governantes e empresários já estenderam essa licença a suas funcionárias, mas a maioria das trabalhadoras ainda não conseguiu esse benefício.
Depois dos seis meses é recomendável que as crianças continuem mamando no peito até os dois anos de idade, ao mesmo tempo em que recebem uma alimentação complementar saudável. Por isso, é importante que as mulheres tenham facilidades no local de trabalho para manter a amamentação. Creches nos locais de trabalho e salas de apoio à amamentação podem ajudar muitas mulheres nesse período.
Pesquisas mostram que mulheres trabalhadoras que amamentam trabalham mais satisfeitas e se ausentam menos do trabalho porque seus filhos adoecem menos (Isso é a mais pura verdade. Raquel, minha filha de 3 anos, mamou até 1a e 7 meses, e em 2011 não ficou doente uma vezinha sequer. Viva o leite materno!!!)
Por que o leite materno é bom? O leite materno é forte e adequado para o bebê, que não vai necessitar de outro alimento até os 6 meses de idade. Depois dessa idade o ato de amamentar deve ser mantido e a alimentação complementar deve ser introduzida.
Será que existe leite fraco? O leite nunca é fraco. A aparência do leite muda conforme a fase da amamentação: nos primeiros dias o leite é geralmente em pequena quantidade. É o colostro, leite concentrado, nutritivo e com muitos anticorpos. É a primeira vacina do bebê. No começo da vida é muito importante que ele receba o colostro a toda hora. Além de dar proteção, ajuda a treinar o jeito de mamar. Com o passar do tempo, o peito produz leite adequado às necessidades e à idade do bebê, mudando de aparência conforme a duração da mamada. No início ele é mais aguado e ao final da mamada é mais gorduroso.
O que fazer para ter bastante leite? Quando o bebê começa a mamar, quando nasce, ainda na sala de parto, a descida e a produção do leite são mais rápidas. Quanto mais o bebê mama, mais leite se produz. A produção do leite acontece quando o bebê suga. Beba no mínimo quatro copos de água por dia.Para manter boa produção de leite, a mãe deve oferecer o peito ao bebê sempre que ele quiser e amamentar durante a noite. Descansar também ajuda. Para o bebê mamar mais, não dê a ele chás, água, sucos ou outro tipo de leite nos primeiros meses de vida.
Como amamentar o bebê? A mãe deve estar confortável. Se achar necessário poderá apoiar os pés, os braços e as costas. O uso de travesseiros costuma ajudar. A posição do bebê também é importante, ele precisa estar de frente para o peito, bem encostado no corpo da mãe, com o bumbum apoiado pela mão da mamãe. Quando o bebê abocanha uma grande parte da aréola, aquela parte mais escura do peito em volta do bico, fica mais fácil extrair o leite de dentro do peito para a boca. Isso mantém uma boa produção de leite e protege o peito das rachaduras. Uma dica para o bebê abrir bem a boca e pegar bastante aréola: passe o bico do peito na parte que fica entre a boca e o nariz. Há mais aréola visível acima da boca do que abaixo. A criança deve esvaziar totalmente uma mama, para então depois ou na próxima mamada mamar da outra mama.
Por que não se deve usar mamadeira ou chupeta? Quando o bebê experimenta outro bico dentro da boca, ele pode ficar confuso e começar a atrapalhar-se na hora de mamar - às vezes isso o leva a abandonar o peito. Além disso, as mamadeiras e chupetas são difíceis de limpar e esterilizar, podendo causar infecções.
A família pode ajudar na amamentação? Sim. Todos podem ajudar a mãe a amamentar: dando apoio, reconhecendo que a amamentação é importante para a saúde de todos, ajudando nos afazeres domésticos e entendendo que amamentar é um momento de muita sensibilidade.
Caso a mãe tenha dúvidas, quem ela deve procurar? Os Bancos de Leite Humano sempre tem equipes que sabem ajudar as mães na amamentação. Informe-se na sua comunidade se existe algum grupo de apoio à amamentação, pois eles são muito úteis. Nascer num “Hospital Amigo da Criança” garante um bom começo da amamentação e eles também podem ajudar.
Fonte: www.aleitamento.com
www.ibfan.org.br/smam
portal.saude.gov.br/portal/saude/default.cfm
www.bigmae.com/semana-mundial-de-aleitamento-materno-2011/
Fonte: www.aleitamento.com
www.ibfan.org.br/smam
portal.saude.gov.br/portal/saude/default.cfm
www.bigmae.com/semana-mundial-de-aleitamento-materno-2011/
Nenhum comentário:
Postar um comentário